Processo de negociação
Uma negociação consiste de entradas e saídas, as entradas são todos os aspectos que serão discutidos durante a negociação, aspectos estes que devem entrar de forma positiva pelo emissor para que a negociação ocorra de forma clara e correta, dando somente ótimas vantagens para o receptor, e que as saídas que são a conclusão do processo sejam vantajosas para ambas as partes, um ganha-ganha na relação.
Para uma boa entrada em uma negociação, é importante colher informações da parte com a qual irá se relacionar, saber como propor um assunto é necessário, pois a apresentação será a primeira impressão da qual ira se passar para a parte receptiva.
A discussão saudável durante o processo da negociação é primordial, se deve ouvir atentamente a parte deixando-lhe a vontade para sugerir e opinar, dando enfoque não somente a negociação, mas a um relacionamento futuro entre as partes, o que deve ser prioridade para o negociador ele deve fazer a negociação pensando não somente no seu lado, mas também no da outra parte, a qual ele esta negociando, tendo assim uma relação humana com o receptor. As diferenças individuais e os valores pessoais devem ser considerados, pois este pode ser um ponto que fará a diferença em um negociador tornando-o mais hábil ou não na negociação. A barganha que às vezes não é muito bem vista, pode ser um ponto positivo se for bem utilizada durante o processo, a fim de encontrar novas soluções e opções durante a negociação e por fim a flexibilidade que fará toda a diferença na hora de concluir ou estender mais a negociação pra obter um melhor resultado.
Após todas essas entradas, vêm as saídas, se as entradas forem bem utilizadas só haverá saídas positivas para ambas as partes, a conquista das