Processo de Manter Pessoas
Para este processo devemos levar em consideração alguns itens básicos para que o processo seja eficaz e satisfatório para ambos os envolvido.
São eles: Treinamento, Desenvolvimento, Remuneração, Avaliação, Reconhecimento, Recompensa, Qualidade de vida (higiene, segurança, descompressão) e Manutenção de relações sindicais.
Esses itens serão abordados em primeiro momento conforme descrições abaixo. Os mesmos devem ser revisados e pontuados em busca de melhorias sempre que possível e necessário.
Alguns setores podem ter a necessidade de complementar à aplicação dos mesmos.
É importante que além do RH, todos os colaboradores (todos os cargos que tem a responsabilidade pela gestão de outro funcionário) saibam bem quais os itens principais e como o processo deve caminhar. Pois é de extrema importância à conscientização de todos para que o processo venha a caminhar da melhor maneira.
Abaixo, os itens abordados:
Treinamento:
Realizar a cada 6 meses, treinamento de inovação do setor, mudanças sistemáticas, argumentações.
Aproveitar o treinamento para receber opiniões, sugestões e avaliar se o método utilizado para trabalho está sedo eficaz (é importante que essas informações sejam analisadas e se concretas, sejam estudadas, pois um processo de sugestões que não tem continuidade pode causar insatisfação e falta de reconhecimento para alguns funcionários. Caso haja ou não continuidade, os mesmos devem ser informados).
O treinamento é importante para que os funcionários saibam claramente qual é seu trabalho e as ferramentas que estão disponíveis para a utilização, além de saber como utilizar em um primeiro contato, além de que neste momento pode ser reforçado a força que a equipe tem se trabalhar unida.
Desenvolvimento:
Acompanhar as atividades do funcionário, auxiliando e sempre desafiando o mesmo, sempre que possível, a novas atividades para que o processo de desenvolvimento nunca se estabilize. Fazendo assim com que o