Processo de Lamina o a Frio
MARCELLO FRANCO DANELLI SANTOS – 12.213.204-6
REBECA MARIANO F. A. DA SILVA– 12.213.440-6
Processo de Laminação a Frio
São Bernardo do Campo
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI
MARCELLO FRANCO DANELLI SANTOS – 12.213.204-6
REBECA MARIANO F. A. DA SILVA – 12.213.440-6
Processo de Laminação a Frio
Trabalho em dupla apresentado à disciplina Processos Metalúrgicos de Fabricação, do curso de Engenharia de Produção, sobre a orientação do professor Domingos Theodoro, como parte dos requisitos necessários para à conclusão do curso.
São Bernardo do Campo
2014
AGRADECIMENTOS
Primeiramente gostaríamos de agradecer ao Mestre Domingos Theodoro por toda orientação, estudos, e incentivos, para nossa melhor compreensão dosprocessos metalúrgicos de fabricação para uma completa formação de um futuro Engenheiro de Produção. Enfim, gostaríamos de agradecer àqueles que contribuíram direta ou indiretamente com o desenvolvimento deste trabalho.
RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo é levantar um estudo sobre laminação a frio, apresentando sua definição, processos de fabricação, assim como, sua aplicação nos dias de hoje. A laminação a frio é empregada para produzir folhas e tiras com acabamento superficial e com tolerâncias dimensionais superiores quando comparadas com as tiras produzidas por laminação a quente.
Além disso, o encruamento resultante da redução a frio pode ser aproveitado para dar maior resistência ao produto final. Os materiais de partida para a produção de tiras de aço laminadas a frio são as bobinas a quente decapadas. A laminação a frio de metais não ferrosos pode ser realizada a partir de tiras a quente ou, como no caso de certas ligas de cobre, diretamente de peças fundidas.
A redução total atingida por laminação a frio geralmente varia de 50 a 90%. Quando se estabelece o grau de redução em cada passe ou em cada cadeira de laminação, deseja-se uma distribuição tão uniforme