processo de internacionalizaçao da empresas
A internacionalização não é um fenómeno recente, pois de certo modo, o comércio internacional sempre existiu. O que é novo neste fenómeno é o crescimento e a dimensão que atingiu atualmente, bem como a forma que se processa e o tipo de empresas em que assenta.
A atuação das empresas ao nível internacional só foi possível, de certo modo, através da globalização uma vez que esta proporcionou condições de telecomunicação e transporte, elementos que são essenciais para a atuação das empresas a uma escala mundial.
A internacionalização das empresas é fundamental para o desenvolvimento da economia de um país, pois são importantes para impulsionar a inovação tecnologica e o empreendorismo, desenvolvendo assim, a economia como um todo.
Uma empresa internacional é uma empresa que se encontra envolvida em negócios a nível internacional desde importação e exportação até a produção em larga escala em países estrangeiros.
As empresas ao internacionalizarem-se têm como intuito:
O acesso a recurssos mais baratos e de mais confiança;
Maior retorno do investimento;
Aumento da quota de mercado;
Evitar a tributação de importação.
São vários os meios a que as empresas podem recorrer como estratégia de internacionalização.
O modo mais direto é através da exportação.
A criação de subsidiárias noutro país ou países envolve um investimento substancial, o que implica assumir um risco bastante maior.
A colaboração com outras empresas constitui uma estratégia intermédia de internacionalização. Algumas das formas mais comuns de cooperação formal entre empresas neste âmbito são, por exemplo: o franchising, os consórcios, a subcontratação e as licenças de exploração.
A estratégia de internacionalização articula-se em torno de cinco dimensões principais que convergem para os objetivos do crescimento da