Processo de industrialização da India
Detalhes do Pais:
Capital: Nova Deli
População: 1,237 bilhões (2012) Banco
Mundial
Presidente: Pranab Mukherjee
Primeiro-ministro: Manmohan Singh
Línguas oficiais: Língua hindi, Língua inglesa
A Índia detém hoje a 12ª maior produção industrial do mundo. Seu crescimento industrial teve inicio ainda sob domínio britânico, com base nos setores siderúrgico e têxtil. O período colonial trouxe também grande expansão ferroviária e, atualmente a rede atinge mais de 62 mil quilômetro de extensão.
Após a independência, através da ação do Estado e sob influencia soviética, houve grande crescimento da produção industrial, com destaque para a expansão das indústrias de base, especialmente do setor elétrico, petroquímico, químico e metalúrgico.
Os .investimentos soviéticos chegaram a controlar
80% da metalurgia, 60% da indústria de equipamentos elétricos, 50% da petroquímica e 30% da siderúrgica. Já no setor público ocupa cerca de
10% da população trabalhadora, também se concentrando no setor de base.
Hoje o país passa por uma fase de abertura para o capital multinacional e tem mantido um bom crescimento econômico, apear das dificuldades políticas, derivadas dos conflitos étnicos e religiosos.
As indústrias concentram-se nas regiões de Calcutá,
Bombaim e Madras os três principais centros político-administrativos do antigo poder colonial inglês. Já se fazem sentir, no entanto, esforços no sentido de racionalizar a sua distribuição espacial segundo a localização dos recursos minerais, das forças de mercado e da concentração de mão-de-obra
A economia da Índia reflete uma atividade industrial expressiva. Os principais produtos cultivados são: chá, algodão, trigo, juta, arroz, tabaco, milho e cana-de-açúcar.
Existem grandes áreas com monoculturas voltadas para a exportação. São as plantations, cultivadas desde a época em que os ingleses colonizaram essa região.