Processo de implementação de um sistema de gestão da qualidade
IMPLEMENTAÇÃO DE UM
SISTEMA DE GESTÃO DA
QUALIDADE
Avaliação Pré-implementação
Ao iniciar a implementação de um sistema de gestão da qualidade, é interessante que a organização faça uma pré-avaliação, para aferir o grau de adequação das práticas de gestão na organização em relação aos requisitos da ISO 9001
Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema de gestão da qualidade de uma organização são influenciados por:
a) seu ambiente organizacional
b) suas necessidades que se alteram
c) seus objetivos particulares
d) os produtos fornecidos
e) os processos utilizados
f) seu porte e estrutura organizacional.
Implementação do Sistema de
Gestão da Qualidade
Não é intenção da Norma 9001 impor uniformidade na estrutura de sistemas de gestão da qualidade. Vamos analisar a seguir um modelo básico de um Processo de Implementação de um
Sistema de Gestão da Qualidade, e a partir daí, conseguir adaptar o processo proposto as reais necessidades de cada empresa. O processo de implementação proposto divide-se em quatro etapas:
Etapa I: Levantamento de Necessidades;
Etapas II: Projeto do Sistema;
Etapas III: Implantação;
Etapas IV: Auditoria de Certificação.
Etapa I: Levantamento de Necessidade
- Definição do coordenador da qualidade e do conselho da qualidade:
Essa equipe deve ser formada pela direção da organização e pelas pessoas designadas como representantes da direção para assuntos da qualidade, além, é claro, de outras pessoas envolvidas que podem ser solicitadas pela direção da empresa para contribuir com o projeto e implementação do sistema.
- Identificação dos requisitos dos clientes: a partir dos produtos oferecidos e mercados atendidos, procura-se identificar quais são os requisitos qualificatorios e os requisitos ganhadores de pedidos.
- Identificação de atividades críticas para a garantia da qualidade: