Processo de gestão estratégica
A gestão estratégica tem como objectivo primordial formular uma estratégia e pô-la em prática. Pode ser entendida como um processo que se realiza no tempo, de acordo com uma determinada ordem. Este processo engloba três grandes partes: análise estratégica, formulação estratégica e implementação estratégica.
A análise estratégica numa empresa é o processo mediante o qual é possível determinar um conjunto de ameaças e oportunidades que o meio envolvente representa para a organização, assim como o conjunto de pontos fortes e fracos da mesma, de modo a permitir um diagnóstico e avaliação da situação e a correspondente formulação estratégica, uma vez definida a missão, os valores e os objetivos estratégicos da empresa. A definição da missão e dos objetivos da empresa procura dar coerência a toda a atuação empresarial e ao próprio processo de direção estratégica; a análise externa identifica as ameaças e oportunidades que caraterizam a natureza do meio envolvente onde se insere a empresa, finalmente, análise interna determina e avalia o conjunto de fatores que constituem os pontos fortes e fracos da empresa.
Na formulação estratégica, a empresa formula, tanto ao nível do negócio, como corporativo e funcional, as possíveis alternativas que têm para conseguir cumprir a missão e objetivos definidos a partir do contexto externo e interno. A última parte do processo pressupõe colocar em prática a estratégia elegida e, denomina-se implementação estratégica.
A implementação completa-se com a etapa de planificação e controlo estratégico.
ANÁLISE ESTRATÉGICA
ESTRATÉGIA: a estratégia é uma forma de vincular a empresa ao seu meio envolvente. A estratégia adoptada por uma empresa não implica só uma resposta ao meio envolvente mas também tentar modela-la a seu favor. Torna a empresa mais competitiva.
DEFINIÇÃO DE NEGÓCIO:
a visão (reflecte a imagem da trajectória da empresa), missão, valores, objectivos e
princípios definem