Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida.
O autor inicia seu texto discorrendo sobre o conceito de aprendizagem ao longo da vida. Segundo ele este conceito permanece mal definido. Em toda e qualquer situação há o processo de aprendizagem, seja ela formal ou informal, fazendo cursos ou navegando na internet, todos os dias aumentamos nosso saber enquanto a vida segue seu curso.
Atualmente o conceito de aprendizagem a longo da vida tem sido muito debatido, até porque a própria realidade em que vivemos o mundo digital, a era da informação, exige constante atualização.
O autor aborda a forma como a União Europeia assumiu como prioridade política a Aprendizagem ao Longo da Vida e como a partir disto formaram-se pontos, estratégias, instrumentos e medidas de monitoração.
Há uma forte pressão para que os governos definam as suas politicas educacionais e de formação de acordo com as indicações da União Europeia, entretanto as tendências que surgiram nos últimos tempos são totalmente diversas e complexas. Assim, no texto é explorado o modo que esta diversidade que caracteriza a União Europeia origina diferentes opções políticas e diferentes estratégias de Aprendizagem ao Longo da Vida. Atualmente as pessoas querem planejar suas vidas e participar da sociedade em que vivem, contribuindo para torna-la melhor. A educação torna isto possível, pois através dela os indivíduos desenvolvem seu senso crítico, ético e de cidadania. O aprender ganha um novo significado para a sociedade inteira, para as instituições de ensino e para os alunos.
Na Educação de Jovens e Adultos, essa característica da recepção a situações de aprendizagem é muito positiva, e a escola deve ser a porta de acesso para esses novos saberes que eles buscam. E para construir o saber cientifico é importante fazer uso do saber que os alunos já trazem de sua vivencia.
Ao finalizar