Processo de Fabricação I - Soldagem de Plasticos
FABRICAÇÃO I
SOLDAGEM DE
PLÁSTICOS
Alunos:
Charles Oliveira
Leonardo Silveira
DEFINIÇÃO
A soldagem é um processo de fabricação, do grupo dos processos de união, que visa o revestimento, a manutenção e/ou a união de materiais, em escala atômica, com ou sem o emprego de pressão e/ou com ou sem a aplicação de calor.
INTRODUÇÃO
Quando se fala em plástico é difícil não pensar, em um primeiro momento, em uma sacola ou copo descartável. Esta associação imediata é compreensível.
Afinal, o setor de embalagens é responsável, atualmente, por mais de um terço do total de resinas transformadas no Brasil.
Mas a aplicação do plástico não se resume a isso. Embora seja um produto popular, o plástico não pode ter sua imagem vinculada à materiais de pouco valor.
Setores como os de utilidades domésticas, construção civil, brinquedos, calçados, além daqueles que empregam tecnologias mais sofisticadas, como os de saúde, eletroeletrônicos, aviação e automóveis, entre outros, vêm ampliando, a cada ano, a utilização da matéria-prima em seus produtos.
TIPOS DE PLÁSTICOS
Polietileno
Polipropileno
Poliacetal
PTFE
Poliuretanos
Nylons
Fenolite
e Celeron
PVC
Acrílico cristal
Policarbonato (Chapa Cristal)
SOLDAGEM DOS PLÁSTICOS
Processos Mais Utilizados
- Solda por ultra-som
- Solda por fusão/pressão
- Solda por fricção
RAMO DA INDUSTRIA (ULTRA-SOM)
Praticamente em todos os campos de produção, a utilização do ultrasom vem se desenvolvendo rápida e definitivamente. Sua necessidade é patente desde a indústria automobilística, construção civil, eletroeletrônica, cosméticos, embalagens, brinquedos, eletrodomésticos, confecção, medicina, farmacêutica até à informática.
PROCESSO (ULTRA-SOM)
O processamento de termoplásticos por ultra som entre 20 e 40 kHz, oferece eliminação de colas, adesivos, solventes ou fixadores mecânicos, alem de melhorar a qualidade do produto.
Este processamento é