Processo de fabricação: Fundição
Introdução
O processo de fundição é o processo de fabricação onde o metal líquido é vazado e preenche a cavidade do molde com o formato e medidas correspondentes ao da peça a ser produzida. Com seus primeiros registros encontrados a pelo menos cinco mil anos, trouxe ao homem grande avanço na confecção de peças e ferramentas. A fundição pode trabalhar com os mais variados formatos para produção de peças, com limitações mínimas de tamanho, formas e complexidade. Por isso ela é o processo mais versátil que existe, fabricando desde peças simples como lingotes, que posteriormente será levado a outros processos de conformação mecânica, até peças acabadas e complexas como joias. Em muitos casos, a fundição é o processo mais simples e econômico de se produzir uma peça, principalmente quando esta é de grande porte.
Características
Podem apresentar a desde formas mais simples até a mais complexa
Pode apresentar dimensões limitadas somente pelas restrições das instalações onde serão produzidas
Podem ser produzidas dentro de padrões variados de acabamento (lisos ou ásperos) e tolerâncias dimensionais
Possibilita grande economia de peso, porque permite a obtenção de paredes com espessuras quase ilimitadas.
Possui varias maneiras de ser feita, como:
Fundição por gravidade
Fundição sob pressão
Fundição por centrifugação
Fundição de precisão
Processo
Confecção do modelo
Nesta etapa é feito um modelo com formato aproximado da peça pronta. A partir desse modelo, feito em madeira, alumínio, resina plástica, cera e até mesmo isopor, é confeccionado o molde em que será vazada a matéria prima fundida. Esse modelo deve prever a contração do material no processo de resfriamento.
Confecção do molde
É onde a matéria prima fundida é vazada. É moldado em cima do modelo, que depois de retirado deixa uma cavidade com o formato da peça desejada. Os mais comuns são feitos de areia de fundição: a areia sintética, composta por uma mistura de areia, argila e