Processo de fabricação do botijão de gás “GLP” 13kg
Vamos entender melhor como funciona o processo de abastecimento do GLP (Gás Liquefeito de petróleo) como o próprio nome já diz GLP e um gás, ou melhor, misturas de gases derivado do petróleo como propano e o butano, onde o propano é mais leve e o butano o mais pesado que queima por ultimo onde ele provoca aquela chama azul característica dele. E colocado também no botijão de gás o enxofre onde podemos detectar o seu cheiro para detectarmos o possível vazamento.
Esses tipos de gases citados acima (propano, butano e enxofre) são engarrafados no botijão GLP sob pressão, o que faz que se tornem líquidos.
No botijão de gás de 13 kg, cerca de 85% do gás está em estado liquido e 15% em estado gasoso.
Primeiramente o material utilizado para a fabricação do botijão e a chapa de aço que já chega nas industria em bobinas laminadas; estas bobinas são cortadas em discos e em seguida repuxados.
1° passo
Desbobinamento : E utilizado um grande posicionador onde, por meio de uma ponte rolante a bobina e colocada em uma mesa. seguida esta mesa posiciona a bobina de modo a encaixá-la no eixo onde castanhas se abrem e prendem-na onde agora se inicia o processo de giro para desenrolamento. A chapa laminada passa por um conjunto de roletes para desempeno antes de chegar às prensas de corte e gravação.
2° passo
Prensas excêntricas: Depois de passar pelo desempeno está maquina tem a função de cortar as chapas em forma de discos e deixando na calota superior com um furo central para encaixe da válvula de segurança.
3° passo
Prensas hidráulicas: são utilizadas para o repuxo dos discos, para a formação de calotas superior e inferior, onde faz também a impressão do logotipo da empresa o mês, ano e o símbolo do Inmetro; após o repuxo e dado um banho para ser retirado o óleo do repuxo.
4° passo
Recortadeira e Refiladeira: Onde dimensiona melhor o encaixe da parte superior e inferior para a soldagem, cortando as bordas das