processo de fabricação de bolsas
Objetivos da aula:
O objetivo desta aula é analisar as formalidades contratuais e as garantias que devem ser solicitadas aos clientes na concessão de crédito.
Considerações Iniciais
“Todo empréstimo requer uma garantia; logo, não deve haver crédito sem que uma garantia tenha sido prevista.”
(Wolfgang Kurt Schrickel)
Após a análise para a concessão do crédito, é formalizada a operação de crédito. Deverá ser formalizada com todas as normas jurídicas existentes, constando as garantias a serem dadas pelo cliente no caso de inadimplência.
Conhecer os aspectos formais e jurídicos é um aspecto que deve ser totalmente formalizado, pois, havendo dúvidas ou disputas, o poder judiciário é o fiel da balança. Tanto a falta de clareza quanto regras mal definidas criarão uma disputa e a solução demandará tempo e, logicamente, dinheiro que a empresa perderá.Garantias reais na contratação de créditos
Nas operações comerciais, poderá ser emitido um contrato no qual as especificações da transação e a forma de pagamento serão devidamente contempladas.
Dentre os títulos ou documentos utilizados nas transações comerciais dadas com garantias, podemos citar:
- Nota fiscal – fatura;
- Duplicatas;
- Cheque;
- Nota Promissória;
- Letra de Câmbio;
- Contrato;
- Carnê de Pagamentos.
A partir desses documentos, existe a formalização da transação comercial que permitirá o crédito.
Para qualquer cobrança que se realize, é necessário saber qual o tipo de contrato ou transação efetuada e da existência de garantias vinculando a transação; portanto, trata-se de um bom ferramental de cobrança nas mãos habilidosas de um operador. Antes de ser acionada juridicamente a garantia, deverá ser aferido o custo do benefício da ação, pois nem sempre é salutar a recuperação do bem ou demandar contra os garantidores da operação, principalmente se o bem se encontra deteriorado, desaparecido, desvalorizado mercadologicamente etc. Portanto,