Processo de fabricação da Cachaça.
O relatório a seguir tentará explicar ao máximo os processos de fabricação da Cachaça Volúpia. O Engenho “Lagoa Verde” se localiza na zona rural de Alagoa Grande – PB e foi visitado por toda a turma do 2° ano de Mineração no dia 25 de julho, saindo ás 13h00 do IFPB – Campus Campina Grande. Entre os processos de fábricação, estão: Moagem, fermentação, destilação, envelhecimento e por fim engarrafamento.
MOAGEM
Na moagem a cana-de-açucar passa por uma esteira onde ela é moida e se extrai o caudo, esse caudo ainda passa por uma filtragem para retirar os restos de bagaços que possa existir. O bagaço da cana é reutilizado para colocar o fogo na caldeira, onde se produz vapor para a destilação. Após moido e peneirado, esse caudo é diretamente direcionado para o promixo processo, a fermentação.
Figura 1: moinho
Figura 2: Caldeira onde é produzido vapor para a destilação.
FERMENTAÇÃO
Na fermentação o caudo já moido vem através de canos e cai diretamente nos reservatórios de aço que tem capacidade para dois mil litros, porem só é preenchido com mil litros pois o líquido vai crescer com a fermentação, podendo chegar à transbordar. Nesse reservatório existe a levedura que é produzida da própria cana, esse processo é natural e tem que esperar 26h para só assim partir para o próximo processo. A sala onde acontece a fermentação tem que ser arejada. Após as 26h a cana é retirada dos reservatorios por um cano que vai até a parte preenchida pelo caudo fermentado para que não seja retirado a parte da levedura, e assim é levada por esses canos até a próxima etapa de produção, a destilação.
Figura 3: Reservatórios de aço onde é feita a fermentação.
DESTILAÇÃO
Na sala de destilção existe três alambiques, tres pré aquecedores e três resfriadores. O caudo fermentado que vem do processo anterior cai nos pré aquecedores