PROCESSO DE FABRICA O DOS BLOCOS CER MICOS
João Marcos Ferreira
4° Período Engenharia Civil
Materiais de Construção II
Origem do Petróleo
O petróleo é resultado da decomposição, ao longo do tempo, de matéria orgânica - resíduos vegetais e animais marinhos, entre outros. Esta matéria orgânica sofre transformação à medida que é exposta a distintas pressões e temperaturas, dependendo da profundidade a que se encontra. O petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar.Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.
Refinamento do Petróleo
O refinamento do petróleo é a separação dos seus componentes com base na diferença de faixa de ponto de ebulição das diferentes frações Esse combustível é composto de uma mistura complexa de hidrocarbonetos, além de pequenas quantidades de outras classes de compostos orgânicos que contêm nitrogênio, oxigênio e enxofre. Não é possível isolar cada um desses compostos orgânicos que compõem o petróleo, tendo em vista que muitos possuem pontos de ebulição muito próximos. Por isso, o refinamento do petróleo isola frações, ou seja, grupos com um número menor de compostos orgânicos, principalmente hidrocarbonetos que possuem massas molares próximas.
Nas refinarias, os processos físicos e químicos mais utilizados para o refinamento do petróleo são:destilação fracionada, destilação a vácuo, craqueamento térmico ou catalítico e reforma catalítica.
Destilação Fracionada: baseada na temperatura de ebulição das frações. O petróleo é colocado em um forno, fornalha ou caldeira, e ligado a uma torre de destilação que possui vários níveis, também chamados de pratos ou bandejas. Conforme vai aumentando a altura