Processo de Enfermagem
Dra. Wanda de Aguiar Horta
Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Ana Néri da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a tese intitulada
"A observação sistematizada na identificação dos problemas de enfermagem em seus aspectos físicos", apresentada à cadeira de Fundamentos de Enfermagem, Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 1968.
Processo de Enfermagem
É um método sistematizado para avaliar o estado de saúde do cliente, diagnosticar suas necessidades de cuidados,formular um plano de cuidados,implementá-lo e avaliá-lo quanto à sua efetividade.” (NANDA, 2001)
Fornece estrutura para a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem, tornando-a mais científica e menos intuitiva.” (Jesus, 2002)
Processo de Enfermagem
História
O termo Processo foi mencionado pela primeira vez por Lydia E. Hall em 1955.
Em 1961 Ida Jean orlando publicou o processo de enfermagem como uma proposta para se melhorar a qualidade do cuidado por meio de relacionamento dinâmico entre enfermeira e paciente.
Dorothy Jonhson, Ida Jean Orlando e Ernestine Windemback desenvolveram métodos distintos para o estudo e identificação do processo de Enfermagem que compreendia tres fases e em 1967 houve a descrição por helen yura e mary B. Walsh do processo em quatro fases.
Na segunda metade dos anos 60 Wanda de Aguiar Horta foi a primeira Brasileira a falar da teoria no campo de atuação profissional, apresentou o modelo de processo de Enfermagem com as cinco fases (histórico, diagnósticos, planejamento assistencial, plano de cuidados, evolução e prognóstico de enfermagem).
Em 1980 as literaturas tentam expandir e implantar a SAE e os diagnósticos de Enfermagem NANDA nos hospitais..
Wanda de Aguiar Horta embasada na teoria da Motivação Humana de Abraham Maslow desenvolve a Teoria das Necessidades Humanas Básicas.
Horta introduz uma nova visão da enfermagem brasileira através de um conceito de sistematização.
Seu principal objetivo ora alcançado foi o de tornar a