Processo de enfermagem fase 1ª
O PROCESSO DE ENFERMAGEM[1] 1ª FASE: INVESTIGAÇÃO
I- INTRODUÇÃO
Investigação, a primeira fase do processo de enfermagem, consiste na reunião sistemática e organizada de dados importantes coletados de uma variedade de fontes para avaliar o estado de saúde do cliente. Estes dados são usados para a identificação de problemas de saúde assim como para o planejamento e avaliação dos cuidados de enfermagem. A investigação inicial capacita o enfermeiro acumular dados compreensivos sobre os problemas de saúde. Ela também ajuda a identificar os fatores específicos que contribuem para a existência desses problemas em um cliente. Isto encoraja o enfermeiro e o cliente a desenvolverem resultados e também facilita a implementação das intervenções de enfermagem designadas a alcançarem os resultados. Durante a fase de investigação, o enfermeiro coleta, valida, organiza e registra dados em categorias predeterminadas. Os dados coletados devem ser precisos e corretos porque eles formam a base para as decisões tomadas nas outras fases do processo. Dados incorretos ou incompletos podem causar diagnósticos incorretos e intervenções de enfermagem ineficientes. Considerando que a investigação é um processo contínuo, dados subseqüentes também permitem o enfermeiro identificar problemas adicionais que podem ter se desenvolvido como resultado da hospitalização, doença ou tipos de tratamento. Isto é realizado através da comparação da informação atual com dados previamente adquiridos.
II- PRÉ-REQUISITOS
Crenças As crenças do enfermeiro incluem filosofias sobre enfermagem, saúde, o cliente como um indivíduo e como um consumidor dos serviços de saúde e as interações entre esses fatores.
Conhecimento O processo de investigação exige que o enfermeiro possua um corpo de conhecimento extenso de uma variedade de