Processo de embutidos
Alunos: Állef Ferreira e Viviane Mendes N°s: 02 e 25
Série: Terceira série do curso de agropecuária Turma: 1 Introdução Os embutidos são produtos de grande apreciação popular e que fazem parte da mesa dos brasileiros, estão entre eles a linguiça, o paio e o salaminho. Embutidos são produtos feitos com carnes picadas ou moídas, embaladas em envoltórios de animais, como tripas e bexigas. O processamento da carne fresca visa, além da elaboração de novos produtos, a redução da perecibilidade, de problemas com o transporte e com o armazenamento, além de vantagens com relação ao aumento da vida de prateleira.
Embutidos Os embutidos são obtidos a partir do processo de moagem da carne em uma granulometria que varia de grossa a fina, conforme o tipo de produto, condimentado e embutido. No processo de embutidos, a massa cárnea é acondicionada em envoltórios (tripas), naturais ou artificiais, a fim de proteger os produtos de influências externas, além de lhe dar forma e estabilidade. Atualmente, os envoltórios de tripas naturais, produzidos a partir do trato intestinal do aparelho digestivo de suínos, ovinos e bovinos ainda são usados, embora as artificiais derivadas do colágeno, as de celulose e as plásticas, apresentarem-se como um grande avanço no mercado.
Há diversos tipos de embutidos com diferentes teores de umidade, desde os secos aos frescais, curados, fermentados, cozidos e emulsionados, muitos podendo se classificar em mais de um desses princípios. Os embutidos cárneos frescos são aqueles onde o período de consumo varia de um a seis dias, obtidos a