Processo de desmatamento na amazonia
Maria Rita Machado 1
RESUMO
Este
artigo
pretende
contribuir
para
a
compreensão
do
processo
de
desmatamento no Nordeste brasileiro, levando em consideração, principalmente, os acontecimentos econômicos que desencadearam o processo de desertificação nesta região. Com o intuito de melhor fundamentar esta análise, buscou-se levar em consideração o pensamento do engenheiro agrônomo e ecólogo, Vasconcelos Sobrinho.
Palavras-chaves: desmatamento, desertificação, Nordeste brasileiro
Abstract
This paper intends to contribute with understanding of Brazilian northeast deforestation process, considering, mainly, the economics events that unchain the desertification process at the place. Purposing to improve this analisis base, the Vasconcelos Sobrinho´s thought, engineer, agronomist and ecologist was taked as reference.
Keywords: deforestation, desertification, Northeastern Brazil
Introdução
Abordar a “questão nordestina” levando em consideração a ótica de Vasconcelos Sobrinho, é analisar o Nordeste na sua dimensão ambiental, através dos desequilíbrios, do desmatamento, da desertificação e os seus vários biomas.
1
Aluna do mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.
123
A princípio este estudioso do meio ambiente destacava dois ambientes florestais dessa Região: a Mata Atlântica e a Caatinga. O primeiro margeava grande parte do litoral brasileiro, iniciando a sua paisagem no estado do Rio Grande do Norte, seguindo, em território brasileiro, até o Rio Grande do Sul, ocupando uma área de aproximadamente 1 milhão e 300 mil Km2 (Fonte: Atlas do Município da Mata Atlântica). A história dessa floresta porém, não é apenas história natural, para entendê-la deve-se levar em consideração a história e o contexto das relações de exploração e destruição dos homens com ela. Para isso Sobrinho não comenta