Processo de desenvolvimento de software
ENG DE SOFTWARE: Disciplina da engenharia que se preocupa com todos os aspectos da produção de software, e que se preocupa também com o desenvolvimento eficaz de software.
2 - OBJETIVOS DA ENG DE SOFTWARE: Aumentar a produtividade do pessoal envolvido na produção de software, visando também diminuir erros, custos e prazos; aumentar a qualidade; aumentar o controle sobre a produção de software.
3 - ÁREAS DE INTERESSE DA ENG DE SOFTWARE:
4 - PESSOAL (encher linguiça).
5 - MÉTODOS: É o "como fazer", engloba as técnias utilizadas nas tarefas de construção de sotware que inclui análise de requisitos, projeto, implementação, teste e manutenção.
FERRAMENTAS: É o "instrumento apropriado", dão suporte automatizado ou semi-automatizado aos métodos.
PROCESSO: É a "fundação", controle gerencial dos projetos onde os métodos são aplicados. É o que permite um desenvolvimento de software racional e em tempo.
6 - COMPONENTES DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO: Hardware, software, pessoas, procedimentos e dados.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: De apoio a decisão; de informações gerenciais; de automação de escritório; de informação transacionais.
7 - O PDS é necessário pois se trata de um conjunto total de atividades de engenharia necessárias para transformar requisitos do usuário em software.
8 - REQUISITOS: Descrição abstrata de um serviço, uma restrição de sistema ou uma especificação matemática, entre outras coisas.
ENG DE REQUISITOS: Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido.
9 - PROCESSO DE ENG DE REQUISITOS: Estudo de viabilidade: decide se vale a pena ou não gastar tempo e esforço com o sistema proposto (relatório de viabilidade);
Elicitação e análise de requisitos: saber quais serviços/funcionalidades o sistema deve fornecer, desempenho esperado, restrições... (modelo do sistema);