Processo de desenvolvimento de sistema de informaçao
Pizzaria de médio porte recém inaugurada que atua no ramo comercial alimentício. A empresa investe na parte de marketing fazendo folhetos e anúncios através de carro de som pelo bairro em que atua. O produto da empresa são pizzas de vários sabores servidas no local, em um ambiente climatizado e aconchegante e também o serviço de tele entregas para regiões próximas do bairro. Os clientes são jovens e adultos da classe B e C. O fornecedor vende no atacado para a pizzaria.
2. Identificação do problema e oportunidade
O problema apresentado na pizzaria é a falta de organização no estoque. O gerente da pizzaria solicita ao fornecedor que entregue o produto sempre na quinta feira, o produto entregue pelo fornecedor é armazenado de qualquer forma na sala de estoque, gerando assim a desorganização. Na sala de estoque não existem prateleiras suficientes para separar os produtos adequadamente, a mercadoria fica amontoada em um canto da sala. Não existe um controle de saída para o produto, o que acaba gerando também falta de produtos no estoque quando a demanda de clientes na pizzaria é maior. Com a resolução do problema a pizzaria poderá assim maximizar a produção, já que será criado um sistema de organização do estoque e dificilmente faltará o produto para a produção das pizzas.
3. Análise do sistema de informação existente
O estoque da pizzaria funciona da seguinte maneira: Primeiro é solicitado ao fornecedor à mercadoria que é vendida no atacado, compra-se quantidades de frios, farinha de trigo, refrigerantes. No estoque existem dois freezers, em um colocam-se os refrigerantes e no outro os frios (queijo, presunto etc.). Os refrigerantes que não cabem no freezer ficam empilhados no chão e farinha de trigo, sal, açúcar, extrato de tomate ficam em uma única prateleira, o que não cabe na prateleira fica em caixas no chão. O único documento que relaciona as