Processo de curtume de couro
1. INICIO DO PROCESSO: COURO VERDE:
Processo de pré-descarne consiste na aparação de patas,cabeças,rabos,etc. No pré-descarne é retirada a gordura do couro,preparando-o para o processo de caleiro.
(fig. 1)
2. CALEIRO: è o processo de depilação da pele.Em contato com o cal, os poros do couro se abrem, liberando facilmente todo pêlo desnecessário ao processo de beneficiamento.
(fig.2)
3. PROCESSO DE DESCARNE:Retirada do restante da gordura remanescente no inicio do pré-descarne.
(fig. 3)
4. PROCESSO DE DIVISÃO EM TRIPA: por meio de uma máquina divisora,este processo é responsável pára calibração do couro antes do curtimento.
(fig.4)
5. PROCESSO DE CURTIMENTO:Após este processo,o couro encontra-se no primeiro estágio de venda.
(fig 5)
6. PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO:Nesta etapa o couro é separado em seleções e direcionado conforme conforme suas características naturais para artigos como calçados, bolsas, artefatos e estofamentos,etc.
(fig.6)
Depois da classificação são armazenados em pallets com a mesma seleção.
7. DIVISÃO:processo no qual o couro integral é dividido ao meio, separando-se a raspa da flor.A espessura é definida em função do artigo a ser produzido.
(fig 7)
8. Ainda na divisão o couro passa por uma verificação e a raspa saindo na parte inferior e sendo transportada por uma esteira.
(fig.8)
9. PROCESSO DE REBAIXAMENTO- define a espessura final do artigo.
(fig. 9)
10. VERIFICAÇÃO DA ESPESSURA: a espessura é medida em décimos e milímetros.Couro tem sua espessura definida em função de sua utilização.Normalmente utiliza-se: calçados 1,0/1,2mm.
(fig.10)
11. PROCESSO DE SECAGEM-é utilizada um máquina de Estira/Enxuga, normalmente a secagem acontece em três etapas.Nesse primeiro processo consiste em abertura por estiramento e secagem por pressão entre feltros.
(fig. 11)
12. PROCESSO DE SECAGEM A VÁCUO:o segundo processo de