Processo de construção do percurso da psicopedagogia
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU – 2014
PSICOPEDAGOGIA: HISTÓRICO, FUNDAMENTOS E ATUAÇÃO.
Neste processo de construção do percurso da psicopedagogia, ficou evidenciado que a sua trajetória histórica deu-se início, no século XIX na Europa, onde segundo Andrade (2004), teria acontecido na década de 1920 com a criação do primeiro Centro de Psicopedagogia do mundo, é importante lembrar que este Centro está ligado ao pensamento de Lacan, fundamentando aquilo que posteriormente foi nomeado de Psicopedagogia Clínica. Bossa (1994) e Massini ET AL. (1993) apontaram que a Psicopedagogia nasceu em 1946 com a criação dos primeiros Centros Psicopedagógicos na Europa, em Paris, e estes por sua vez foram criados já com direção médica e pedagógica, por Juliette Farvez-Boutonier e George Mauco.
Na segunda década do Século XX nas Américas, surgem os primeiros Centros de reeducação para delinquentes infantis nos EUA e na Europa. Por volta de 1930, surge na França equipes formadas por médicos, psicólogos, educadores e assistentes sociais (Mery apud Bossa, 2000). De início, observou-se em seu percurso, que a Psicopedagogia teve uma trajetória de caráter médico-pedagógico do qual fazia parte uma equipe do Centro Psicopedagógico, composta por: médicos, psicólogos, psicanalistas e pedagogos. A partir da década de 50 se configura na América do Sul, onde a Argentina foi pioneira na América Latina e dá início à formação universitária em 1956, onde sua sucessora a europeia Arminda Aberastury, professora, pediatra, psicanalista e o argentino Jorge Visca (criador do Instituto de Psicopedagogia da Argentina, na década de 60), é também considerado o pai da psicopedagogia.
Em Buenos Aires, na década de 70 surgem, os Centros de Saúde Mental, onde equipes de psicopedagogos atuavam fazendo diagnósticos e tratamentos. Foi percebido por estes profissionais após um ano de tratamento, que estes pacientes resolviam o problema de aprendizagem, mas desenvolviam distúrbios