processo de comunicação
O Processo da comunicação
Fichamento
São Paulo
2015
“São estes, pois, os ingredientes que incluímos no estudo de um modelo do processo de comunicação:
1) A fonte da comunicação;
2) o codificador;
3) a mensagem;
4) o canal;
5) o decodificador;
6) o recebedor da comunicação.” (pág. 36) [...] “A mensagem compreende as palavras que estão nesta página e a forma em que as palavras estão dispostas. A mensagem é transmitida ao leitor por intermédio do livro, através de ondas luminosas. Sua vista é o decodificador: recebe a mensagem, decodifica-a, torna a traduzi-la em impulso nervoso, que envia ao sistema nervoso central. O sistema nervoso central do leitor é o recebedor. À medida que lê, você vai reagindo ao livro.” (pág. 38)
[...] “ Ninguém é capaz de comunicar aquilo que não sabe; ninguém comunica com a máxima efetividade material que não conhece. De outro lado, se a fonte sabe ‘demais’, se é ultra-especializada, poderá errar pelo fato de suas habilidades comunicadoras serem empregadas de maneira tão técnica que o recebedor acabe não entendendo.” (pág. 50)
“Vale a pena mencionar ainda outro ponto sôbre a importância do recebedor na comunicação. Se limitarmos o debate à comunicação efetiva, o recebedor é o elo mais importante do processo de comunicação. Se a mensagem não atingir o recebedor, de nada adiantou envia-lá. Um dos pontos de maior importância na teoria da comunicação é a preocupação com a pessoa que está na outra ponta da cadeia de comunicação: o recebedor.” (pág. 53) “Ao comunicar, procuramos realizar objetivos relacionados com a nossa intenção básica de afetar o ambiente e a nós mesmos. É comum querermos que os nossos recebedores dêem certas respostas, que fiquem sabendo determinadas coisas, que acreditem nisto ou naquilo, que sejam capazes de fazer coisas diversas. Para a realização destes propósitos, estamos limitados à produção de mensagens.” [...] (pág. 151) “Mensagem são expressões de idéias