Processo de Comunicação
3.200 A.C. - Os Sumérios criaram alfabetos formados por figuras que representam objetos do cotidiano. Com a sistematização desse tipo de desenhos, os fenícios também desenvolveram um modelo de escrita.
3.000 A.C. - Surgia o sinal de fumaça, uma maneira de informar à distância. Indígenas americanos foram os primeiros a usar os sinais, que seguiam um princípio depois adotado nos telégrafos: um cobertor abafava o fogo e soltava a fumaça em intervalos regulares.
2.900 A.C. - Começava a ser usada uma das formas de se enviar dados mais resistentes ao tempo: o transporte de mensagens com pombos-correio. Os registros mais antigos datavam do Egito de Ramsés II.
550 A.C. - O tataravô do correio atual nasceu com Ciro II, rei da Pérsia, que desenvolveu um sistema de postos de parada para os homens que levavam cartas a cavalo.
1455 - Para a mídia surgir e facilitar o acesso à informação, foi necessário que Johannes Gutenberg melhorasse a impressão, que existia havia 14 séculos na China.
1837 - O americano Samuel Morse (1791-1872) criava o telégrafo. Ele queria um jeito de trocar mensagens que o governo americano não entendesse.
1893 - Aparecia o rádio, atribuído ao italiano Guglielmo Marconi (1874-1937).
1929 - O cientista russo Vladimir Zworykin (1889-1982) apresentava o kinoscópio; o precursor da televisão.
1960 - Lançado pelos EUA, o primeiro satélite refletia sinais enviados a partir da terra.
1994 - O governo americano liberava a circulação da World Wide Web. Uma forma civil de troca de informações entre as redes de computadores militares. Pronto, estamos quase todos online.
O que é comunicação
Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas.