PROCESSO DE COMPRAS DE UMA INDÚSTRIA ERVATEIRA
PROCESSO DE COMPRAS DE UMA INDÚSTRIA ERVATEIRA
ANGÉLICA DA SILVA
GELSEMIRIE ALVES
JOAÇABA, JUNHO DE 2010.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC
PROCESSO DE COMPRAS DE UMA INDÚSTRIA ERVATEIRA
Trabalho de conclusão de curso, apresentado por Angélica da Silva e Gelsemirie Alves, solicitado pelo SENAC para conclusão do curso em técnico em processos administrativos com a orientação do professor Adriano Doré.
JOAÇABA, JUNHO DE 2010.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1.1 - IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 4
1. INTRODUÇÃO
O processo de compras de uma empresa se baseia em adquirir insumos necessários para o bom andamento das atividades da mesma, sendo assim um grande potencial de criação de valor para as empresas.
A aquisição de materiais e serviços representa, na generalidade dos negócios, mais de 50% do rendimento total obtido com as vendas. Como tal, o potencial de lucro associado a uma gestão eficiente das atividades de compras é muito significativo, à medida que os materiais e os mercados vão se tornando mais complexos, o processo de compras tende a tornar-se cada vez mais estratégico, baseado em novos argumentos de negociação, além do preço: qualidade, Capacidade de resposta, Serviço, Inovação, Tecnologia.
Vamos identificar o processo de compras de uma indústria Ervateira, pois a industrialização da erva-mate é um negócio de grande importância na economia de nossa região.
Assim destacaremos soluções que permitam melhorar as relações e transações entre a empresa compradora e seus fornecedores, identificando o processo e permitindo a eficiência com melhoria e simplificação do mesmo.
1.1 - IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
DADOS DA EMPRESA:
Razão Social: Ervateira Marca Ltda.
Nome Fantasia: Erva Mate Tertúlia
CNJP: 83.688.440/0001-00
Endereço: Linha