Processo de cimentacao de pocos de petróleo
A descoberta de uma jazida de petróleo é uma tarefa que envolve um longo estudo e uma profunda análise dos dados geológicos e geofísicos para que se possa propor a perfuração de um poço. Visto que, não se pode prever a presença do petróleo e sim os locais mais favoráveis para encontrá-lo.
Logo, a interpretação dos dados integrados, obtidos na fase de prospecção, leva à escolha de estruturas passíveis de ocorrer HC. LOCAÇÃO → Projeção vertical na superfície do ponto mais favorável da estrutura para ser testado. Poço Estratigráfico → São poços exploratórios (tipos de formações) e quando ainda não se tem informações de subsuperfície. Poço Pioneiro → Quando os mapeamentos geológicos e geofísicos indicam estruturas favoráveis à acumulação de HC em subsuperfície. Poço de Extensão → Quando constatada a ocorrência de HC, eles têm a finalidade de verificar a continuidade da(s) camada(s) portadoras de petróleo, visando definir com mais precisão o volume descoberto.
38
Desenvolvimento (lavra) → Monta-se a infra-estrutura para a exploração comercial (produção) do(s) horizonte(s) produtor(es). Poços Explotatórios → São perfurados, dispostos numa malha regular para a produção numa ou mais camadas portadoras de HC.
1. Métodos geológicos
Programa exploratório → Objetivos: • Localizar ESTRUTURAS FAVORÁVEIS • Determinar quais têm mais chances de conter HC
Áreas eliminadas Rochas ígneas e metamórficas Sedimentares de pouca espessura Sedimentares com estruturas desfavoráveis
Áreas promissoras Formações Sedimentares espessas com possibilidades de formar trapas
Ferramentas da geologia de superfície Aerofotogrametria - Fotografias aéreas tomadas em vôo com altitude, direção e velocidade constantes.
Mapas base ou topográficos
39
Fotogeologia - Determinação de feições geológicas através de fotografias aéreas. Identificação das estruturas geológicas através: da variação da cor do solo, da configuração de rios e do tipo drenagem da área.