Processo de aplainamento e ajustagem manual.
Aprender o funcionamento da plaina limadora através da confecção de uma peça conforme desenho fornecido. Aprender como se faz o acabamento manual em peças.
2. Introdução: Introdução sobre Plainas e sobre Ferramentas para ajustagem manual de peças.
A plaina limadora é uma maquina ferramenta que consiste em realizar as operações de aplainamento, rasgos, estrias, rebaixos e chanfros através do movimento retilíneo alternativo da ferramenta sobre a superfície a ser usinada.
Normalmente utilizada para operações de desbaste, dependendo do tipo de peça que esta sendo usinada, pode ser necessária à utilização de outras máquinas-ferramentas para realizar as operações de acabamento. Pode-se destacar também que as operações realizadas na plaina limadora, normalmente são feitas a seco, quando necessário é colocado emulsão na superfície da peça.
2.1. Plaina limadora Vertical
Plaina limadora vertical faz o aplainamento de superficies internas de furos, como rasgos de chaveta, em perfis variados.
Figura 1 : Plaina limadora Vertical
2.2 Plaina limadora Horizontal
A plaina limadora horizontal é usada para usinar peças de tamanho médio ou pequeno, como uma régua de ajuste, pois seu curso máximo é em torno de 600 mm.
Como a ferramenta exerce uma forte pressão sobre a peça, esta deve estar bem presa na mesa da máquina. As peças são presas por uma morsa com o auxílio de cunhas e calços.
Figura 2 : Plaina limadora Horizontal
2.3 Plaina Limadora de Mesa
A plaina de mesa executa os mesmos trabalhos que as plainas limadoras, podendo ser adaptada para fresamento e retificação. A diferença é que , na plaina de mesa, é a peça que faz o movimento de vaivém.
Usina qualquer superfície de peças como bases de máquinas, barramentos de tornos e blocos motores diesel de grandes dimensões, pois seu curso máximo é superior á 1.000mm.
Nessa máquina, quarto ferramentas diferentes podem