Processo contábil
1 INTRODUÇÃO
É notório que o objeto social de uma empresa é a compra e venda de mercadorias, ou seja, sua principal fonte de receita está ligada diretamente a suas ações.
A Contabilidade, através de seus relatórios, permite ao usuário identificar a estrutura patrimonial de qualquer empresa, por obter inúmeras informações importantes e necessárias. As ‘negociações’ são passos constantes que os gestores precisam dar para o desempenho da empresa e por consequência observar os resultados das operações financeiras, pois caso necessitem de capital de giro geralmente recorrem aos instrumentos ofertados pelo mercado financeiro e, quando há sobras de caixa, também buscam oportunidades de investimento para seus recursos.
O objetivo do presente trabalho é apresentar a importância do processo contábil de uma empresa, onde contextualiza-se sobre Aplicações Financeiras, Avaliação de Estoque, Princípios da Entidade e Competência, e Legislação Contábil.
2 DESENVOLVIMENTO
O mercado de trabalho cria oportunidades de fundamental importância para o contador, como fornecedor das veracidades das informações contábeis e financeiras de uma empresa, esse profissional se torna importante comunicador das informações indispensáveis para a tomada de decisões conforme Silva (2003, p. 9):
O profissional contábil precisa ser visto como um comunicador de informações essenciais a tomada de decisões, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber os presentes e predizer eventos futuros pode ser compreendido como fator preponderante ao sucesso empresarial.
Segundo Sá (2000) a contabilidade é tida como instrumento de análise, gerência e decisão, utilizando-se de suas demonstrações para o gerenciamento e planejamento estratégico, informando aos administradores e sócios a situação econômico-financeira da empresa, de modo a auxiliar na tomada de decisões. Esses subsídios são imprescindíveis para que o Administrador e os