Processo contábil empresa comercial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 APLICAÇÃO FINANCEIRA ...................................................................................4
2.2 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES ...............................................................................5
2.3 PRINCÍPIO DA ENTIDADE E COMPETÊNCIA ....................................................8
2.4 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL ...................................................................................12
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Os profissionais da contabilidade sempre estão preocupados em gerar informações que surtam efeito ao serem utilizadas pelos seus usuários, e desta forma tem como ponto de preocupação, dentre outros, o Ativo. No Ativo estão aplicados os recursos indispensáveis para o desenvolvimento do empreendimento, disponíveis para os gestores desenvolverem as atividades da empresa.
Desta forma pode-se verificar que há diferença entre o valor que foi ou que é atribuído aos bens e direitos e a avaliação que é medida ou atribuída, dependendo da situação e circunstâncias vivida no momento, seja por influência da empresa ou do mercado.
Relacionado aos ativos das entidades estão todos os bens e direitos necessários para satisfazer adequadamente as necessidades e para o desenvolvimento de suas atividades. Deve-se crer que, o bem ou o direito, sendo de utilidade, deverão receber cuidados especiais, quanto à administração, manutenção e controle, desta forma possibilitando o agrupamento de dados que depois de compilados, analisados e processados poderão facilitar o alcance dos objetivos propostos pela contabilidade, da melhor forma possível.
O objetivo da presente pesquisa será o de tentar explicar a melhor ou as melhores maneiras de se avaliar os Ativos, não de forma que esgote o assunto, mas sim deixando até indagações, pois o assunto é muito subjetivo e particular, conforme Berrini (1957), comenta, “o valor de um bem é resultante de diversas causas,