Processo contábil da empresa comercial
1 INTRODUÇÃO 4
2 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL 5
3 PRINCÍPIO DA ENTIDADE E COMPETÊNCIA 10
4 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 13
5 APLICAÇÃO FINANCEIRA 20
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24
REFERÊNCIAS 25
1 - INTRODUÇÃO
No mercado de trabalho nos tempos de hoje é preciso o contador conhecer bem a legislação contábil e a obrigatoriedade do cumprimento das normas contábeis. Outro importante ponto é compreender as operações financeiras que são realizadas pelas empresas comerciais.
O objetivo deste trabalho tem como finalidade demonstrar o processo contábil de uma empresa comercial assim como a avaliação de estoques, mostrando passo a passo como avaliar os critérios de avaliação de estoque, os conceitos de inventário periódico e inventário permanente.
Analisaremos neste trabalho os conceitos sobre os princípios da entidade e competência e também as formas de avaliação de ativos. Teremos um exemplo de que forma são aplicados estes princípios na pratica.
2 – LEGISLAÇÃO CONTÁBIL
2.1 - Conselho Federal de Contabilidade – CFC
O Conselho Federal de Contabilidade - CFC foi criado no Brasil pelo Decreto-lei 9.295/46, com o intuito de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio (nos estados) dos Conselhos Regionais de Contabilidade. É uma autarquia especial de caráter corporativo, sem vínculo com a Administração pública do Brasil. O CFC é integrado por 27 conselheiros efetivos e igual número de suplentes – Lei 11.160/05.
Atribui-se desde 1983 a função de organização de uma doutrina oficial contábil brasileira, cujo conjunto denomina de Normas Brasileiras de Contabilidade, aprovadas periodicamente por resoluções.
Com a Resolução 1055/05 criou o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, com o objetivo de buscar a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais (Contabilidade internacional). De início, fazem parte desse comitê, além do CFC, as