Processo administrativos:
a) Que tipos de transformações no paradigma produtivo podem ser observados quando da transição do modelo industrial para o modelo informacional de que fala o autor?
b) Quais os principais aspectos do modelo industrial descrito no texto e quais os principais aspectos do modelo informacional?
c) Até que ponto este modelo informacional influenciou a atuação e o comportamento dos trabalhadores?
INTRODUÇÃO
O Mundo, cada vez mais rápido, mudando seus conceitos, seus procedimentos, inovando modelos mais sustentáveis para a sobrevivência de suas empresas. Assim, como as grandes transformações dos últimos 30 anos, sempre prevalecerá a busca de novas mudanças, pois elas farão parte para o equilíbrio da qualidade, do tempo e do custo.
REVOLUÇÃO DO TRABALHO
A Revolução do trabalho, se deu através da necessidade de um produto competetivo no mercado, onde das muitas vezes buscaram priorizar a padronização com um menor custo e um menor tempo de produção, desta forma saindo do modelo taylorismo-fordismo, onde constituia a principal estratégia para aprofundar o controle sobre os trabalhadores, fragmentando as tarefas, propondo pagamento por produção, fragmentando a organização social para o trabalho, preparando a produção para a exclusão do trabalho humano ( com tecnologias automatizadas e informatizadas ) e consequente maior sujeição dos trabalhadores. Portanto a introdução da linha de montagem teve como resultado a desqualificação operária e a intensificação do trabalho, aliados ao aumento da produtividade conseguindo por intermédio de inovações tecnológicas, permetiram o barateamento automóvel e a transformação dele num bem de consumo de massa.
O Fordismo teve seu ápice no período posterior a Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 50 e 60, que ficaram conhecidas na história do capitalismo como Os Anos Dourados. Entretanto, a rigidez deste modelo de gestão industrial foi a causa