Processo administrativo
É uma sequência de ações que se sucedem para chegar a um determinado ponto. Uma maneira de conduzir certas atividades. Referimos à administração como um processo para enfatizar que todos os administradores, independentemente de seus níveis ou funções se engajam continuamente em certas atividades inter-relacionadas – como planejar, organizar, dirigir e controlar – para alcançar os objetivos é o conjunto das sequências das funções administrativas.
1 – Planejamento
As organizações não trabalham na base da improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se pois de um módulo teórico para a ação futura. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-lo. O planejamento se define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência.
Existem diversos tipos de planejamento. Planejamento de curto (até 12 meses), médio (até 5 anos) e longo (mais de 5 anos) prazo. O planejamento deve ocorrer em todos os níveis da organização e, apesar de seu conceito ser o mesmo em todos os níveis, é tido como estratégico, tático ou operacional.
1.1 – Planejamento Estratégico
É um planejamento que se estende por um longo prazo (5 anos ou mais), é realizado no nível institucional e abrange a organização como um todo. Deve se planejar para um futuro distante, são maleáveis, passíveis de mudanças no decorrer do ano.
1.2 – Planejamento Tático
É um planejamento que se entende por um médio prazo, seu curso costuma ser anual. É realizado a nível gerencial. O planejamento tático deve estar alinhado ao planejamento estratégico. Suas mudanças durante o período são pouco constante,