Processamento pão de hamburguer
Processamento do Pão de Hambúrguer
Larissa de Almeida Fiorin
Tecnologia de Alimentos
Disciplina: Tecnologia de Processamento
Outubro/2012 Processamento do Pão de Hambúrguer
Caminhões chegam todos os dias trazendo toneladas de farinha até a indústria. A farinha é transportada para dentro da indústria através de um sistema de tubulações fechado.
Lá a farinha é misturada com o fermento, o óleo e a água. Depois entram nos tanques de fermentação para que a fermentação ocorra.
Logo após a fermentação são adicionados os outros ingredientes: o sal e o cálcio. Todos esses ingredientes vão para um misturador gigante que os transforma em uma massa homogênea, e depois dessa mistura, a massa entra na linha de produção.
Uma máquina separa a massa em pedaços por corte. Esses pedaços de massa passam por rolos, onde saem em círculos perfeitos. Esses círculos de massa são polvilhados com farinha, depois são pressionados na forma de um hambúrguer e colocados em formas que não grudam bem no centro dos espaços. Logo após as massas vão para um forno em torno de 43°C.
Com as massas já prontas, coroam-se elas com as sementes de gergelim.
Para que as sementes “grudem” no pão borrifa-se com sprays uma fina camada de água no pão, assim a água e a farinha se unem como uma cola para que as sementes fiquem coladas.
As massas são aquecidas em um grande forno a gás em torno de 210°C durante aproximadamente 9 minutos. A coloração que se busca para os pães de hambúrguer é um tom de castanho avermelhado, e é nesse forno que as sementes também serão torradas.
Seguem pela esteira em direção aos resfriadores espirais por cerca de 30 minutos, e depois a esteira os leva para as lâminas, onde ocorre um corte rápido para separar as partes do pão.
Depois de pronto, o pão ainda tem que passar pelo teste de torrefação no Controle de Qualidade, e depois estará apto para ser embalado, e comercializado.
Sementes de Gergelim
Antes de