Processamento digital
Departamento de Engenharia
Graduação em engenharia
Processamento Digital de Sinais
Filtro Média Móvel
function y = mediamovel(x,M) for n= M+1:length(x)-(M+1) soma=0; for k= -M:M soma=soma+x(n-k); end y(n)=soma/(2*M+1); end
1. RESUMO:
Neste relatório iremos apresentar o Filtro de Média
Móvel, que é um tipo de filtro FIR e que possui a característica de ser um filtro passa-baixas.
2. INTRODUÇÃO
Muitas vezes, para eliminar ou diminuir algum ruído indesejável em um sinal, é necessário filtrá-lo. Essa filtragem é, então, feita através da programação. Pode-se então utilizar um filtro bem simples, chamado de média móvel, que pode resolver o problema do ruído.
O filtro de média móvel é obtido calculando-se a média de um conjunto de valores, sempre se adicionando um novo valor ao conjunto e se descartando o mais velho. Não é apenas uma média de um conjunto isolado de valores. O filtro de média móvel é representado por:
Depois salvamos no diretório do matlab um áudio em formato ‘.wav’ (formato suportado pelo matlab) e logo depois colocamos para executar, no matlab, e limitamos para ser executado apenas alguns segundos do áudio para facilitar o processo do filtro.
Logo em seguida colocamos para executar o áudio com o filtro média móvel já atuando usando a função mediamovel e fizemos a plotagem gráfica. load handel y=y(1:3*Fs) soundsc (y,Fs) yf = mediamovel(y,20); pause soundsc(y); pause soundsc(yf); subplot(1,2,1); stem(y); subplot(1,2,2); stem(yf);
onde n é o tempo atual (é o índice dos vetores utilizados), N +1 é o número de amostras utilizadas para a filtragem, y[n] é o sinal filtrado e x[n-k] representa o conjunto dos valores a serem somados.
3. DESENVOLVIMENTO
Primeiramente gravamos na memória do matlab a função do filtro média móvel:
1
4. MATERIAL UTILIZADO
1
a.
b.
c.
d.
e.
0.5
0
-0.5
-1
0
0.5
1
1.5
2
Fig 1 –