Processamento de Sinais
ENGENHARIA ELÉTRICA
LUANA ANDRADE DA SILVA
PROCESSAMENTO DE SINAIS
BAURU
2013
LUANA ANDRADE DA SILVA
PROCESSAMENTO DE SINAIS
Trabalho da disciplina Processamento de Sinais do Curso Engenharia Elétrica apresentado à Universidade Paulista – UNIP
Orientador:Prof. Luiz Adriano Galan Madalena
BAURU
2013
Sumário
LISTA DE FIGURA
1 INTRODUÇÃO
1.1 Processamento de Sinais
No início do século XX, muitos conceitos sobre processamento de sinais já eram conhecidos (especialmente cálculo e física envolvidos). Até a década de 50, o processamento era analógico e somente a partir da década de 60 é que os primeiros processadores digitais de sinais foram desenvolvidos.
O Processamento de Sinais consiste na análise e/ou modificação de sinais de forma a extrair informações dos mesmos e/ou torná-los mais apropriados para alguma aplicação específica. O processamento de sinais pode ser feito de forma analógica ou digital. Os objeto de interesse do processamento de sinais podem incluir sons, imagens, séries temporais, sinais de telecomunicações, como sinais de rádio e muitos outros.
O Processamento de Sinal se preocupa com a representação matemática do sinal e com o processo de cálculo para extrair essa informação.
Abaixo seqüência básica do processamento de sinal
No qual no sistema físico é onde se realiza as medições, as grandezas físicas são as unidade a ser medidas, tais como temperatura,etc; o transdutor é onde transforma a grandeza física em elétrica; no sistema de aquisição ele recolhe as informações do transdutor de forma a gerar dados que possam ser manipulados pelo computador; no processamento de dados faz se Análise dos dados visando extração de informações.
O Processamento de Sinais se divide em diversas áreas, tais como :
Processamento de imagem;