Processamento de filme
A disciplina aborda conhecimentos gerais em processamento de imagem voltado à radiologia. Este componente curricular possibilita discutir as diferentes formas e aplicações em imagens em todas as áreas do diagnóstico por imagem em radiologia.
Processamento Radiográfico é o Procedimento que visa transformar a imagem latente em imagem visível, através da ação de substâncias químicas sobre a emulsão do filme.
PROCESSAMENTO DE FILME
Em geral, o processamento radiográfico pode ser dividido nas seguintes etapas: Revelação Lavagem intermediária (enxágüe) Fixação Lavagem final (banho final) Secagem.
Revelação É a etapa na qual se estabelece a diferença entre as áreas do filme que foram expostas á luz e as quais não foram. Os ingredientes básicos de um revelador de raios-X, são:
Revelação Solventes Agentes reveladores Aceleradores ou ativadores Preservativos Retardadores
Revelação Solvente: o solvente básico em um revelador é a água que dissolve e ioniza as substâncias químicas do revelador.
Agentes reveladores: é um composto químico, capaz de converter os grãos expostos de haleto de prata em prata metálica.
Aceleradores: os aceleradores (ex. carbonato de potássio ou sódio) são usados com ativadores.
Preservativos: retarda a oxidação, mantém a proporção de revelação e ajuda a evitar manchas nas camadas de emulsão do filme.
Retardadores: os íons que são usados como retardadores, protegem os grãos não expostos contra a ação do revelador.
Fixação Para completar a revelação, é necessário eliminar os cristais, não revelados no filme, desta forma o filme não irá descolorir ou escurecer com o tempo. A fixação é importante para manter a qualidade de uma radiografia. Os ingredientes básicos para um banho de fixação são:
Fixação Solvente: dissolve os outros ingredientes difundindo na emulsão. Agente fixador: é um agente clarificante ou fixador. Conservador: evita a decomposição do agente clarificante ou fixador. Endurecedor: em geral, é