processamento de artigos
Administração regional em Minas Gerais
Cento de formação profissional senac vale do aço
Técnico em Enfermagem
Instrutora: Tatiane mairi
Assepsia: Prática de eliminação de microorganismos de objetos e superfícies através da utilização de produtos químicos. Ex: limpeza, esterilização...
Anti-sepsia: Prática de eliminação de microorganismos da superfície corporal. Ex: lavagem de mãos
PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
Os artigos de múltiplo uso em estabelecimento de saúde podem se tornar veículos de agentes infecciosos, se não sofrerem processo de descontaminação a cada uso.
Os locais onde estes artigos são processados e as pessoas que os manuseiam também podem tornar-se fontes de infecção para hospedeiros suscetíveis.
No mecanismo de transmissão de infecção, as mãos contaminadas atuam como importante meio de disseminação. Um dos processos que podem interromper esta cadeia é lavagem correta das mãos, a esterilização de artigos, e outro, a desinfecção de artigos e ambientes, dentro das devidas proporções de necessidade. O que se observa, frente às tentativas de múltiplos uso de artigos, é que a utilização de germicidas tem substituído erroneamente a ação mecânica da fricção, havendo um uso exagerado de produtos químicos em áreas e locais que representam pouco ou nenhum risco de infecção para os usuários e trabalhadores dos estabelecimentos de saúde; e que inexiste indicação detalhada sobre quais os locais, superfícies e artigos que necessitam de processamento de limpeza, descontaminação, desinfecção e esterilização, e quais os métodos indicados para cada uso e processamento.
FORMAS DE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
Descontaminação: Processo utilizado para destruir microrganismos patogênicos de artigos ou superfícies tornando-os seguros para o manuseio. Deve ser realizado antes da limpeza utilizando os seguintes processos:
Processo químico: Imergir o artigo em solução