Processadores
Processador é a peça principal de processamento de um computador. O processador é praticamente o cérebro do computador, sendo assim, executa todas as funções da máquina, realizando várias tarefas; ele processa (como já diz o nome, processador...) todos os dados recebidos, tornando-os em outros dados dos quais chamados de informação. O processador também é conhecido como CPU. Já o microprocessador é mais utilizados em computadores cuja utilidade será pessoal, em notebooks, Workstation e mainframe usado por várias pessoas e empresas.
A frequência de um processador é medida em hertz e define assim, a capacidade do processador em processar várias coisas ao mesmo tempo.
O core é a peça central do processador. Existem também processadores multicore, ou seja, vários “núcleos” na mesma peça.
A memória cache é como um tipo de memória “ajuda” que diminui o tempo de transmissão de dados entre o processador e outros.
A potência é medida em watts. É a quantia de energia utilizada por segundo. 1W = 1J/s.
O desenvolvimento dos processadores é muito notável. A primeira marca de processadores foi a Intel, com CPU 4004 que foi lançado ao mercado em 1970, porém, esse processador era para uma calculadora, por isso, muitos só reconhecem que os processadores começaram realmente em 1978, com a CPU 8086, também da Intel.
Uma ótima comparação de evolução destes, é:
CPU 8086
- Número de transistores 29000
- Frequência máxima 8 MHz
- Tamanho do registro da CPU 16 bits
- Tamanho da BUS externa 16 bits
Core i7
- Suporte: Socket LGA 1366
- Frequência (MHz): 3,2 GHz
- Bus processador: 4,8 GTps
- Gravação: 32 nm
- Tamanho Cache L1: 6 x 64 KB
- Tamanho Cache L2: 6 x 256 KB
- Tamanho Cache L3: 12 MB
- Arquitetura: Core i7 Westmere
A diferença entre os processadores é muito visível. O CPU 8086 tem uma baixa frequência de 8 MHz, enquanto o i7 tem uma frequência de 3,2 GHz (3200 MHz), tirando que, o i7 tem 8 núcleos, cada com as mesmas coisas.
Hoje em