Processadores
Nome: Valdir José Pereira Neto
Turma: 2TA HAR
Imagem que tirei do site www.infowester.com
Processador
Introdução
Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer e, por esse motivo, são também referenciados como "cérebros" dessas máquinas. Embora haja poucos fabricantes (essencialmente Intel, AMD e VIA), o mercado conta com uma grande variedade de processadores. Apesar disso e das diferenças existentes entre cada modelo, todos compartilham de alguns conceitos e características.
O processador é responsável pela execução de todos os dados e tarefas que cabe a um computador de executá-las. O processador trabalha em conjunto da seguinte forma: processador, memória e os dispositivos de entrada e saída –podendo ser chamado também de I/O (que significa Imput/Output). Nos dispositivos de entrada e saída encontra-se os dados que o processado irá trabalhar pela entrada ou saída de dados no computador, como os monitores, teclados, mouses, impressoras, HDs, dentre outros dispositivos.
-Fabricação de processadores-
A fabricação dos processadores se inicia em modernos centros tecnológicos especializados. Esses locais são tão sofisticados e de construção de valor tão elevado, que existem poucos no mundo. Nos laboratórios desses centros, uma determinada quantidade de cristal de silício é colocada em uma espécie de haste e, posteriormente, inserida em silício fundido submetido a uma pressão e a uma temperatura extremamente alta - em torno dos 300º. A haste é então retirada e girada ao mesmo tempo. Esse processo (chamado de técnica Czochralski) faz com que o material que se juntou à haste forme uma espécie de cilindro (também conhecido como "ingot"). Seu diâmetro varia de acordo com o avanço da tecnologia, mas em geral possui entre 200 e 300