Processadores
29 de novembro de 2011 em Hardware e Tecnologia
Tweet
É frustante saber que, o seu querido processador de 2, 4, 6 ou 8 núcleos, de uma hora para a outra, começa a trabalharcom menos núcleos, consequentemente deixando a máquina mais lenta para as suas tarefas. E o que dizer sobre um processador que passa a trabalhar com metade da sua frequência de trabalho? Pois é, estes dois problemas estão se tornando mais comuns do que imaginamos… Neste post, irei abordar as causas destes problemas, e obviamente, suas soluções.
Meu processador está rodando com metade da sua capacidade! Meu processador tinha x núcleos, e agora está rodando com menos..
Por incrível que pareça, isto está acontecendo muito, basta uma simples pesquisa no Google para constatar este fato. Alguns processadores, independentes de marca e modelo, estão parando de funcionar em sua máxima capacidade, tendo como causador em praticamente 90% dos casos o Windows.
Isto aconteceu comigo duas vezes. Eu tenho um processador Intel Core I3 330-m, de 2.13GHz. E do nada, o processador passa a operar com a metade do clock, 1100 MHz. Ah, e antes que pensem, eu estava com as opções de energia em alto desempenho, configurado para rodar com 100% do processador, e mesmo assim, nada mudava. Após várias tentativas frustadas de arrumar, formatações e instalações de novos drivers, um dos meus núcleos sumiram.. pois é, um Core I3 agora estava rodando com 1 núcleo… Na hora do desespero, achei a solução! Meu processador está funcionando com uma frequência menor que a esperada… Ou o Windows não está reconhecendo todos os núcleos do processador!
Antes de realizar as soluções abaixo, tenha certeza que o seu processador está funcionando com uma frequência incorreta ou não está reconhecendo todos os núcleos corretamente. Para testar, baixe o programa CPU-Z, instale-o e verifique.
Frequência real está diferente da