Processadores e Microcontroladores
Escolhemos fazer um portão com funções automatizadas para facilitar e minimizar o tempo na hora de guardar o veículo. O projeto foi pensado para garagens fechadas, escuras e apertadas, onde há risco de colisões com paredes ou algum objeto que possa estar no caminho e para a própria segurança, já que para guardar o carro às vezes é necessário descer do carro e abrir o portão, ou para quem já tem o portão automático, às vezes é necessário um pouco mais de tempo já que o motorista só tem a luz do carro para iluminar o ambiente e depois ele precisará novamente acionar o controle para que o portão se feche. Nos tempos de hoje, esse pouco tempo de exposição pode ser bem perigoso, e como você não tem uma visão clara do ambiente, entrar na garagem e manobrar o carro pode demorar um tempo. Então pensamos em algo que possa agilizar o processo de entrar com o carro na garagem e diminuir o risco que você corre ao chegar a sua casa.
FLUXOGRAMA
QUAL A IDEIA?
O projeto é fazer com que quando o controle remoto do portão é acionado, o portão se abra e no mesmo instante a luz da garagem se acenda, 10 segundos depois os sensores de presença que ficam nos pilares do portão são acionados e verificam a cada 3 segundos se há presença entre eles, no nosso caso o carro ou alguma pessoa passando, assim que não houver mais nada entre os pilares o portão se fecha automaticamente sem que o motorista precise acionar novamente o controle.
O QUE UTILIZAREMOS?
No projeto utilizaremos dois timers (temporizadores) para controlar as pausas entre os comandos de verificação, para que o motorista tenha tempo de executar os procedimentos de estacionar. Utilizaremos também um sensor de presença (fotocélula) nos pilares da garagem que vão identificar se o carro já entrou ou ainda esta entrando na garagem, e também para assegurar que não tenha nenhuma pessoa passando. Para identificar se o portão esta fechado ou aberto utilizaremos um par de imãs de fim de curso, os quais serão