Processadores tablets
Os aparelhos portáteis inclusive os TABLETS , se tornaram uma ferramenta poderosa por serem menores que os computadores convencionais , ai perguntamos como seria uma gerencia desses processadores que , com um tempo estão se diminuindo e sempre ha duvidas na sua capacidade de processamento sua velocidade etc...
E para ajudar a entender um pouco desses funcionamento , existe uma série de fatores e particularidades nos aparelhos que podem servir como um diferencial no desempenho .
Temos que analisar , o número de núcleos que o chip tem e o clock (frequência com que o processador consegue realizar tarefas e expressa em Megahertz ou Gigahertz) do processador.
Não adianta alguém querer um TABLETS com processador de quatro núcleos, sendo que o único objetivo é navegar na internet.
Um aparelho topo de linha nesses casos pode ser desperdício de dinheiro (pois, quanto maior o clock e a quantidade de núcleos, mais caro é) ou uma aquisição para durar por mais tempo.
1 Velocidade do processador
Quando alguma companhia diz que um processador tem um CLOCK de 1 GHz, isso significa que ele realiza um bilhão de ciclos por segundo. "Basicamente, essa informação determina quantos cálculos o processador consegue fazer".
Geralmente, quanto maior o CLOCK do processador, mais cálculos ele pode realizar e, consequentemente, apresentar um desempenho mais rápido. No entanto, há uma série de recursos que, geralmente, não são comentados.
Outros fatores como GPU (unidade de processamento gráfico), quantidade de núcleos de processador e até o sistema operacional do aparelho influenciam na velocidade do dispositivo.
A recomendação para o usuário leigo é verificar o CLOCK do processador e tentar testar o aparelho (TABLET) antes de adquiri-lo. Pois, pode ocorrer de um aparelho ter uma alta capacidade para fazer cálculos, mas não ter um bom desempenho gráfico ou um sistema operacional para aproveitar bem esses recursos.