Processadores multicore
ARNALDO VERRONE JUNIOR
PROCESSADORES MULTICORE
Santo André
2011
ARNALDO VERRONE JUNIOR
PROCESSADORES MULTICORE
Trabalho da matéria sistemas operacionais e distribuídos do curso de Sistemas de Informação-AS, 3º semestre
Professor Mestre Adilson Ferreira da Silva
Santo André
2011
1. INTRODUÇÃO
O que é Multicore?
Para responder essa perguntar, primeiro precisa-se definir o que é CORE, que em uma sucinta descrição nada mais é do que o núcleo de um processador, mas sem entender um processador não consegue-se entender o núcleo.
Esse trabalho visa determinar o que é, como funciona e como se chega aos processadores de múltiplos núcleos.
2. Entendendo Processadores
O processador é a unidade central de processamento de computador ou sistema computacional, é um circuito integrado que executa instruções de máquina, realizando diversos cálculos e tomadas de decisão. É o cérebro do computador, pois qualquer tarefa é executada por ele, processa os dados que recebe, transformando-os em outros dados que chamamos de informação. O processador também é denominado CPU (Central Processing Unit) ou UCP (Unidade Central de Processamento). Microprocessador é o nome dado ao processador usado em PCs (Computadores Pessoais), servidor, notebook, workstation e mainframe usados por pessoas, empresas e instituições em geral.
Pode-se dividir o desenvolvimento da computação em quatro gerações. A primeira geração de chips (1945-1959) era lenta, enorme, usava válvulas, quilômetros de fios e os equipamentos esquentavam muito, muito mesmo. A segunda geração (1959-1964) introduz os transistores e as placas de circuitos impressos. Isso diminuiu o tamanho dos equipamentos deixando-os mais rápidos. Já a terceira geração (1964-1970) trouxe os circuitos integrados, que permitiram uma compactação muito grande dos elementos do computador e o processamento na ordem dos microsegundos. A quarta geração (a partir de