Processadores do smartphone e tablet
A britânica ARM é uma das principais produtoras de processadores para pequenos dispositivos, Sua importância nessa área é grande, pois a tecnologia desenvolvida pela ARM serve de base para os principais processadores de pequenos gadgets.
Apple A4 tem a tecnologia Cortex-A8, da ARM, e pode funcionar em 1GHz. Apesar de ser um número significativo para o processamento de um smartphone, não implica um excelente processamento para um tablet.
Samsung é outra empresa que utiliza tecnologia da ARM em seus processadores. O modelo S5PC100 está presente no iPhone 3GS, trabalha com até 600MHz e 32 bits. Utilizando também a tecnologia Cortex-A8, não é tão eficiente na hora de economizar bateria – o que nos leva a crer que a Apple desenvolveu mais o processador Apple A4 para que ele chegasse à grande autonomia de 10 horas.
O modelo S5L8900 da Samsung também é utilizado em aparelhos da Apple: o iPhone 3G e nas primeiras gerações do iPod. A frequência desse processador é menor, variando entre 400 e 600mHz. Produzido em 2009, é maior do que o S5PC100, do iPhone 3GS
A Intel lançou o Atom N470, que traz uma frequência de 1.83GHz, um pouco a mais do que os 1.66GHz dos outros processadores Atom. Mesmo assim, ainda é um processador desenvolvido para netbooks. O Atom ainda tem um consumo de energia muito alto para smartphones e tablets. Mas a Intel já corre contra o tempo para concorrer com a ARM. Além de estar desenvolvendo um processador para pequenos gadgets
O Z2580 com clock de 1.3 GHz, podendo alcançar até 1.8 GHz com Turbo Boosts, possui dois cores com HyperThreading que permite ao CPU rodar quatro threads simultaneamente. O processador está equipado com a GPU PowerVR SGX544MP2 que oferecer o dobro de performance de uma SGX543MP2 baseband LTE XMM 7160 da Intel, que é uma versão atualizada do XMM 7060 que oferece suporte para 3GPP Release 9. As especificações completas do baseband estão abaixo.
O processador Z200, ao contrário do Z2580, vem com apenas