processadores amd
A Advanced Micro Devices (AMD) é a segunda maior fabricante de microprocessadores do mundo, atrás apenas da Intel. Em 2010, a AMD teve uma participação de 12,1 % no mercado global de microprocessadores, em comparação com 80,6 % da Intel, de acordo com a empresa de pesquisas iSupply. Ao longo dos anos, a AMD tem sido conhecida por fazer vários grandes avanços tecnológicos no desenvolvimento de processadores para computadores pessoais, estações de trabalho e servidores.
Acontecimentos
A AMD foi constituída em 1969 em Sunnyvale, Califórnia. Um ano depois, a empresa lançou seu primeiro dispositivo próprio, o contador lógico Am2501, que foi muito bem sucedido. A empresa abriu seu capital em 1972. Em 1982, a AMD assinou um acordo com a Intel para supri-la como um fabricante de segunda ordem para os processadores dos computadores pessoais da IBM, mas tempos mais tarde, a Intel cancelou o acordo. Durante este tempo, a AMD desenvolveu o seu primeiro processador, o AMD 8086, idêntico ao modelo da Intel. O 8086 tinha uma velocidade de clock modesta de até 10 MHz, uma pequena fração da velocidade dos processadores modernos.Para cada processador x86 lançado pela Intel, um correspondente idêntico era fabricado pela AMD: o Am286 era idêntico ao Intel 80286; o Am386 era idêntico ao 80386, e assim por diante, mas somente até certo momento.
Em 1995, a AMD lançou seu primeiro microprocessador que foi desenhado completamente por ela: o AMD-K5. O K5 era baseado na arquitetura x86 desenvolvida pela Intel, a qual se tornou o padrão dominante para microprocessadores. O K5 era tecnologicamente mais avançado que seu rival direto, o processador Pentium, oferecendo uma expressiva velocidade de clock de 100 MHz. Dois anos mais tarde, a AMD desenvolveu o microprocessador AMD-K6, visto como de alta performance e baixo custo, uma alternativa para o processador Intel Pentium II e ajudando a manter o preço dos PCs abaixo de R$2000. A AMD continuou a melhorar