processador
Unidade central de processamento
Funções básicas de um processador
Função básica de um processador acelerar endereçar resolver ou preparar dados dependendo da aplicação o processador é uma máquina poderosa que foi evoluindo com o passar dos anos esse processador recebe dados num padrão binário “0,1” processa esses dados e devolve ao usuário a informação.
Principais processadores e suas características
O processador é o cérebro do micro sendo o item mais caro de um computador, encarregado de processar a maior parte das informações mas ele não atua sozinho, trabalho em conjunto com a memória o HD, placa de vídeo placa de rede monitor teclado e mouse.
História dos processadores
Lançado pela Intel em 1979 0 8088 foi um dos primeiro processadores processador este que era utilizado nos computadores da IBM , depois vieram a linha 286,386,
Linha 386
Servindo de base para os processadores mais avançados o 386 pode ser considerado o primeiro processador moderno o conjunto básico de instruções é utilizado até os dias de hoje.
Os processadores foram fabricados para trabalhar na velocidade padrão de 25,33 mhz e múltiplos deste s valores.
Linha 486
O processador 486 em relação ao 386 ganhou mais instruções ficou mais rápido porque muitos periféricos que antes eram externo ficaram dispostos dentro do encapsulamento do processador.
Componentes integrados: Co-processador matemático, Memória cachê e Controladora de memória cachê interna.
Linha Pentium
O Pentium em termos de software funcionava igual aos 386 e 486, tem os mesmos modos de operação.
Características que tornaram o Pentium mais rápido que o 486:
Cache interno L1 dividido em dois de 8kb para armazenamento de dados e um outro de 8kb para instruções essa divisão faz com que o cachê fique mais rápido tanto para ler quanto para escrever na memória.Processamento duas x mais rápido que o 486 é como se tivesse dois 486