Procesos sistemas operacionais
Etapa 2
Passo 1: Fazer a leitura e anotar os pontos importantes dos capítulos do livro texto ou complementar que trazem informações sobre processos, threads, sincronização e comunicação entre processos/threads e gerencia de processos.
Processo
A gerência de um ambiente multiprogramável e função do sistema operacional que deve controlar a execução dos diversos programas e o uso concorrente do processador e demais recursos. Para isso, um programa ao ser executado deve estar sempre associado a um processo. O conceito de processo e a base para a implementação de um sistema multiprogramável.
A gerência de processos é uma das principais funções de um sistema operacional ,possibilitando aos programas alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincronizar suas execuções. Nos sistemas multiprogramáveis, os processos são executados concorrentemente, compartilhando o uso do processador, memória principal e dispositivos de E/S (Entrada e Saída), dentre outros recursos. Nos sistemas com múltiplos processadores não só existe a concorrência de processos pelo uso do processador como também a possibilidade de execução simultânea de processos nos diferentes processadores.
Um processo pode ser entendido inicialmente como um programa em execução, só que seu conceito e mais abrangente. Para que a concorrência entre os programas ocorra sem problemas, e necessário que todas as informações do programa interrompido sejam guardadas para que, quando este voltar a ser executado,não lhe falte nenhuma informação necessária à continuação do processamento. Estas informações são fundamentais para que o sistema operacional possa gerenciar a execução concorrente de programas, e é a base de qualquer ambiente multiprogramável. O conceito de processo pode ser definido como sendo o conjunto necessário de informações para que o sistema operacional implemente a concorrência de programas.
Em um sistema multiusuário,cada usuário tem seu programa