Proceso de fermentação do queijo minas frescal
RESUMO
O Queijo Minas Frescal é tipo de queijo brasileiro, que tem alto teor de umidade, massa branca, consistência mole, textura fechada com algumas olhaduras irregulares, sabor suave a levemente ácido.
O processo de fabricação compreende varias etapas: pasteurização, adição do cultivo iniciador, formação da coalhada, corte da coalhada, cocção da coalhada, agitação da coalhada, dessoramento, moldagem e salga.
Cada etapa do processo tem que ser feito em temperatura, pH e tempo adequado para que o produto final seja de qualidade.
O preparo do queijo envolve a ocorrência de fermentação láctica. Na fermentação láctica as moléculas de piruvato são geradas da oxidação da glicose que são reduzidas a ácido láctico. A produção do acido láctico leva a baixa do pH que resulta na coagulação das proteínas do leite, como a caseína, formando o coalho. Após a separação do soro o coalho e prensado, moldado no tamanho e forma desejado e levado para processo de salga. O processo de salga inibe o crescimento de microorganismos indesejáveis, ajuda no crescimento das bactérias desejáveis e favorecer nas mudanças físico-quimicas da coalhada e potencializa o sabor.
Palavras Chave: Queijo Minas Frescal; ácido láctico; fermentação; coalhada; caseína; bactérias.
ABSTRACT
The Minas Fresh cheese is a kind of brazilian cheese, which has high moisture content, white, soft consistency, texture loaders closed with a few irregular, smooth taste a little acid. The manufacturing process includes several steps: pasteurization, addition of starter culture, formation of curd, cut the curd, cooking the curd, stirring the curd, draining, shaping and salting.
Each step of the process has to be done in temperature, pH and adequate time for the final product is of quality.
The preparation of cheese involves the occurrence of lactic fermentation. In the lactic fermentation of pyruvate molecules are generated from oxidation of glucose is