Procedimentos para manutenção de um torno
“Na visão Atual a Manutenção existe para que não haja manutenção.” ( Kardek, Alan – 2012)
Gestão Estratégica da Manutenção:
As Atividades de Manutenção devem ser pensadas estrategicamente de maneira a contribui para resultado da empresa rumo a Excelência Empresarial.
Devido:
Economia Globalizada
Alta competitividade
Alta velocidade nas mudanças
Características da Manutenção Moderna:
• Competência
• Criatividade
• Flexibilidade
• Velocidade
• Cultura de Mudança
• Trabalho em Equipe
Manutenção Centrada em Confiabilidade – MCC
Utilizando o conceito genérico de Scapin (1999) podemos definir a confiabilidade como sendo a probabilidade de um sistema ou de um produto executar sua função de maneira satisfatória, dentro de um intervalo de tempo e operando conforme certas condições. A norma British Standard (BS 4778) cita confiabilidade como a capacidade de um item desempenhar satisfatoriamente a função requerida, sob condições de operação estabelecidas, por um período de tempo determinado. Os estudos sobre confiabilidade surgiram na década de 40, através da indústria aeronáutica. Com o aumento do uso de aviões como meio de transporte de pessoas e materiais aumentou sensivelmente o numero de acidentes. Um marco importante desta época foi o inicio da investigação sobre a causa de acidentes aéreos, enumerando-os. Essa nova atitude resultou no estabelecimento de itens de controle de comparação entre o numero de acidentes e o numero de horas voadas, afirma Scapin (op. cit.). Na década de 60, os acidentes aéreos ocorreram na razão de 1 acidente por milhão de aterrissagens efetuadas. O trabalho de desenvolvimento inicial foi feito pela indústria de aviação civil norte-americana.
Ela nasceu quando as empresas aéreas começaram a compreender que muitas das filosofias de manutenção eram não somente muito onerosas, mas vivamente perigosas. Esta percepção incitou a Indústria a colocar juntos uma serie de "Grupos