Procedimentos de Auditoria
SUMÁRIO 1
1. INTRODUÇÃO 2
2. A AUDITORIA NO MUNDO E NO BRASIL 3
2.1. Podemos relatar alguns fatos históricos do Brasil sobre a evolução da auditoria: 5
3. CONCEITO DE AUDITORIA CONTÁBIL 6
4. PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA 7
4.1. Procedimentos para a Obtenção de Evidências de Auditoria 7
4.1.1. Procedimentos de Indagação 8
4.1.2. Procedimentos Analíticos 9
4.1.3. Procedimentos de Inspeção 9
4.1.4. Procedimentos de Observação 10
4.1.5. Procedimentos de Confirmação 10
4.1.6. Procedimentos de Recálculo 10
4.1.7. Procedimentos de Reexecução 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
1. INTRODUÇÃO
A palavra Auditoria tem sua origem no latim e vem de "Audire", que significa ouvir. O Termo auditor tambem tem origem latina e significa "aquele que ouve".
A auditoria é uma tecnica contabil que compreende o exame analitico e pericial de documentos, livros contábeis, registros administrativos ou contabeis, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
A auditoria pode ser classificada em auditoria interna e externa. A auditoria externa passam por varias áreas como auditoria de sistemas, recursos humanos, demonstrações financeiras, demonstrações contabeis etc. A auditoria interna avalia o processo de gestão de uma entidade como governança, gestão de procedimentos e normas dentro de uma empresa, vulnerabilidade na qual a empresa possa se encontrar, etc.
A auditoria teve inicio em contadores publicos que migraram do serviço publico para o privado, incorporando outras atividades contabeis dentro da contabilidade como a principal função. Com o a globalização ligando os países, surgiu então a Auditoria Interna e Externa, que vieram ajudar as empresas a se desenvolver. A auditoria veio para evidenciar os erros e fraudes contábeis e apresentar as principais recomendações nas empresas auditadas.
O objeto da auditoria é o controle e acompanhamento